Aldeia global é a noção de uma unificação das idéias dos valores e padrões da semelhança de um agora contínuo, que vem da facilidade e agilidade do fluxo de informações. Vem também do simples acesso sem a dificuldade da ultrapassagem da distância geográfica - mesmo que esse não seja distribuído de forma igual, e se dê mais em certas áreas, em detrimento de outras, talvez menos urbanizadas, mecanizadas ou industrializadas.
A idéia de uma coletividade, que na teoria de Marshall McLuhan – criada na época do estabelecimento da televisão como meio de comunicação - , faria com que as nações deixassem de existir separadamente, e haveria certa perda de identidade privada, virando o mundo moderno um bloco conglomerado e uniforme, sem nem mesmo governos regionais.
Ianni desenvolve seu texto - já na época da afirmação completa da Internet - como se essa estrutura tivesse se formado e se exposto mais significativamente em um de repente, nesse tempo de globalização, em que as relações, processos e estruturas do capitalismo vem sendo intensificadas, e que tudo convergiu, com o indivíduo "podendo ser um feixe de articulações locais"
Então, aldeia global é esse vasto de dados, informações na velocidade. E o que faz esse sistema funcionar hoje em dia é a capacidade que cada um tem que ter em interpretar e conectar tudo que está disponível. Acima de tudo, é a alteração de percepção causada e sofrida pelo homem, já que muda a restrição de trocas no tempo e no espaço.
2 comentários:
bmnbnbmn
Não mim ajudou muito não
Postar um comentário