Ao longo do tempo ocorreu um grande avanço nas tecnologias provenientes da eletrônica e da informática,o que tornou possível que ocorresse também um avanço nos meios de comunicação,que passaram a ter uma capacidade de alcance cada vez maior.
O mesmo ocorreu com os meios de comunicação de massa,que obtiveram melhores condições para disseminar uma mensagem,atingindo um grande número de pessoas.Hoje facilmente notamos tamanha a capacidade que os meios de comunicação possuem de atravessar ou romper fronteiras,sejam estas culturais,ou de religião,sexo,idade,dentre outros.
“A Indústria cultural impede a formação de indivíduos autônomos,independentes,capazes de julgar e decidir conscientemente”. (Adorno) O mundo da cultura foi revolucionado com a Indústria cultural – que consiste na conversão da cultura em mercadoria.Foi formada uma indústria de massa mundial,não só na difusão de hábitos diferentes que foram se assimilando,mas também na criação de hábitos já criados em âmbito global.São músicas,filmes,peças teatrais,etc.
Diversas produções que são lançadas no mundo,e acabam sendo difundidas por diferentes povos,que possuem diferentes culturas. Assim,o Homem passou a ver uma cultura que parece ser integral, comum a diversos povos. A Indústria Cultural emprega milhares de intelectuais de diferentes áreas,que possuem diferentes tipos de conhecimento.Transforma diversos profissionais em um trabalhador coletivo, em um intelectual orgânico ainda pouco conhecido. Tal Indústria é capaz de produzir e reproduzir signos,imagens,sons,símbolos,que acabam povoando o imaginário de muitos,em todo um mundo.
“No âmbito da Aldeia Global tudo tende a tornar-se representação estilizada, realidade pasteurizada, simulacro, virtual.” O mundo que aparece a mídia muitas vezes possui apenas uma pequena parte do que poderia ser de fato real, sendo assim,este mundo é constituído por elementos virtuais,se tornando uma representação da realidade.
Aos poucos,as produções da cultura de massa em escala mundial criam uma ilusão de uma universalização das condições e possibilidades do mercado e da democracia,do capital e da cidadania.
O mesmo ocorreu com os meios de comunicação de massa,que obtiveram melhores condições para disseminar uma mensagem,atingindo um grande número de pessoas.Hoje facilmente notamos tamanha a capacidade que os meios de comunicação possuem de atravessar ou romper fronteiras,sejam estas culturais,ou de religião,sexo,idade,dentre outros.
“A Indústria cultural impede a formação de indivíduos autônomos,independentes,capazes de julgar e decidir conscientemente”. (Adorno) O mundo da cultura foi revolucionado com a Indústria cultural – que consiste na conversão da cultura em mercadoria.Foi formada uma indústria de massa mundial,não só na difusão de hábitos diferentes que foram se assimilando,mas também na criação de hábitos já criados em âmbito global.São músicas,filmes,peças teatrais,etc.
Diversas produções que são lançadas no mundo,e acabam sendo difundidas por diferentes povos,que possuem diferentes culturas. Assim,o Homem passou a ver uma cultura que parece ser integral, comum a diversos povos. A Indústria Cultural emprega milhares de intelectuais de diferentes áreas,que possuem diferentes tipos de conhecimento.Transforma diversos profissionais em um trabalhador coletivo, em um intelectual orgânico ainda pouco conhecido. Tal Indústria é capaz de produzir e reproduzir signos,imagens,sons,símbolos,que acabam povoando o imaginário de muitos,em todo um mundo.
“No âmbito da Aldeia Global tudo tende a tornar-se representação estilizada, realidade pasteurizada, simulacro, virtual.” O mundo que aparece a mídia muitas vezes possui apenas uma pequena parte do que poderia ser de fato real, sendo assim,este mundo é constituído por elementos virtuais,se tornando uma representação da realidade.
Aos poucos,as produções da cultura de massa em escala mundial criam uma ilusão de uma universalização das condições e possibilidades do mercado e da democracia,do capital e da cidadania.
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